terça-feira, 29 de abril de 2014

Sem excessos

Cena do filme "Os Delírios de Consumo de Becky Bloom"

Como vocês leram na primeira postagem, eu resolvi não menosprezar os pequenos começos. Adotei o clichê "um degrau de cada vez" e estou subindo as escadas da vida tentando me livrar ao máximo do excesso de bagagem.

Algumas semanas atrás, olhei ao redor do meu quarto e pensei, por onde posso começar o desapego? Analisei as gavetas, as caixas e o guarda-roupa. Decidi começar pelos detalhes, e aí me deparei com uma caixa cheinha de esmaltes. "É agora!", pensei.

Dei alguns pra minha mãe, mas a maioria foi pro lixo. Motivo? Estavam vencidos e eu não me dava ao trabalho de olhar de tempos em tempos, só quando ia usar, e olhe lá.

Feito isso, me animei. Fiz a limpa na maquiagem, e o mesmo problema apareceu: validade. Eu estava guardando coisas que nem usava, e o pior, que estavam vencidas! Fiquei com vergonha de mim mesma, e lembrei daquele programa da tv fechada, os Acumuladores.

Depois disso, os acessórios e bijouterias. Novamente joguei fora o que não estava bom e dei o que estava bom, mas que eu não queria mais. Ainda acho que ficou bastante coisa, mas como faz pra jogar fora coisas que foram presentes?! Não dá, né, nessas horas o sentimental fala mais alto. Resolvi o caso não pretendendo comprar mais nada tão cedo e jogar fora assim que algo se quebrar.


Meu guarda-roupa também não se livrou dessa e, embora antes da mudança eu já tivesse feito minhas doações, resolvi fazer novamente. Isso porque todas as vezes que eu vejo a quantidade de coisas que eu tenho, acho um exagero, ainda mais quando percebo que algumas peças de roupa uso apenas uma vez por ano, e olhe lá.

E assim, doei coisas que eu amava.

É difícil se desapegar ao que você já estava acostumado. Quase como relacionamento que está prestes a acabar, você sabe que é o melhor a fazer, mas não quer mudar a rotina de ter alguém perto, e fica prolongando. Ok, talvez a comparação seja um pouco exagerada, mas é mais ou menos assim que estou encarando esse primeiro desapego das coisas, porque foi algo tão incisivo e rápido, que causou um mix de sentimentos em mim. No final das contas, foi uma das melhores coisas que eu fiz este ano, por mim, por meu espaço e também por outras pessoas.

Registrei o processo tirando fotos no celular. Quer ver o resultado? :) 


Antes e depois - Esmaltes

Antes e depois - Maquiagem

Antes - depois - Acessórios

A 'limpeza' das roupas não tem foto antes/depois porque não registrei como costumava ser no antigo armário que eu usava, que era bem maior que o atual. Mas garanto, devo ter separado bem umas duas sacolas de roupas para doação!

Doar é uma das coisas mais legais que existem.
Você doar seu tempo ajudando alguém, ou alguma causa, é extremamente recompensador. Doar coisas que você tem e não usa mais, também é um meio de pôr em prática os bons sentimentos e a solidariedade.

Muita gente diz que não consegue se desfazer do que tem, que mesmo tendo muitas roupas e calçados, tem certeza que usa todas, ou vai usar algum dia... Não estou julgando. Mas no fundo, a maioria sabe que isso não é verdade. E é por isso que eu sempre incentivo essa atitude. Então, doe! Doe coisas, doe seu tempo, seu sangue... Faça o que puder para ajudar alguém! Você vai ver como isso fará bem! :)


5 comentários:

  1. E me influenciou tanto, que esvaziei meu guarda-roupas duas semanas atrás HAHAH

    <3

    ResponderExcluir
  2. Doei sangue esse mês, e pretendo doar enquanto eu estiver no peso (porque sou baixinha, e costumo oscilar entre menos e mais de 51 kg)... Mas estou precisando urgentemente fazer uma limpeza geral das minhas roupas e outras coisas, sei que tenho mais coisas que não uso do que as que uso, e isso me deixa triste! Ver suas coisas arrumadinhas e na quantidade certa assim me inspirou mais ainda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, Erika! :D
      Bom saber que também te inspirei, como disse no grupo, amei seu cantinho e suas ideias!
      Beijão! ♥

      Excluir
  3. Eita, Nandaaa! hahahah
    Booooa, gostei de ver! ;)

    ResponderExcluir

Hey! :)
Obrigada por ler e comentar no meu blog. Beijinho!