sábado, 26 de abril de 2014

5 filmes que podem mudar sua vida

A Arte é uma das poucas coisas humanas que eu considero capazes de causar uma transformação real em alguém. O Cinema, por sua vez, é a vertente artística que tem maior efeito em mim. Como comunicadora visual, faz muito sentido. Pra mim, o Cinema nada mais é do que o casamento perfeito, entre a Literatura e a Fotografia - outras duas grandes paixões.

Quando eu paro pra pensar em como alguns filmes me emocionaram e como sempre me fazem lembrar das lições aprendidas, concluo que sim, o cinema pode mudar vidas. E, pra essa lista, eu escolhi alguns bons reflexos disso, filmes que são - ou poderiam muito bem ser - exemplos reais da mudança do ser humano, com o objetivo de tentar chegar mais perto do que é efetivamente humano.


Bem, sem mais divagações filosóficas e artísticas, vamos lá. Ah! Eu peguei emprestado os resumos dos filmes lá no Adoro Cinema.





1) NA NATUREZA SELVAGEM (2007)


Sinopse
Início da década de 90. Christopher McCandless (Emile Hirsch) é um jovem recém-formado, que decide viajar sem rumo pelos Estados Unidos em busca da liberdade. Durante sua jornada pela Dakota do Sul, Arizona e Califórnia ele conhece pessoas que mudam sua vida, assim como sua presença também modifica as delas. Até que, após dois anos na estrada, Christopher decide fazer a maior das viagens e partir rumo ao Alasca. Adaptação do livro de não-ficção e de mesmo nome, escrito por Jon Krakauer, baseado nas viagens de Christopher McCandless.

Considerações sobre o filme
Esse é, de longe, o meu preferido do gênero. Primeiro porque viajar sempre foi uma realidade muito presente na minha vida; simplesmente amo pegar a estrada, um carro, ônibus, avião, seja o que for. E, pra quem gosta da estrada tanto quanto eu, fica contente ao observar que o filme é uma grande viagem, tanto física quanto filosófica. Aí que entra o segundo ponto, que é o fator viver de um jeito simples. Christopher (ou Alexander, como preferir) sai de casa só com uma mochila nas costas, com tudo o que considera necessário; resumindo, uma barraca, seus livros, suprimentos e algum dinheiro. E é incrível como ele desfruta da liberdade de estar em constante movimento, em contato com a natureza e, apesar dos desconfortos, confortável com sua situação de desapego. Um verdadeiro minimalista, verdadeiramente livre dos excessos.


2) A CORRENTE DO BEM (2000)


Sinopse
Eugene Simonet (Kevin Spacey), um professor de Estudos Sociais, faz um desafio aos seus alunos em uma de suas aulas: que eles criem algo que possa mudar o mundo. Trevor McKinney (Haley Joel Osment), um de seus alunos e incentivado pelo desafio do professor, cria um novo jogo, chamado "pay it forward" (corrente do bem), em que a cada favor que recebe você retribui a três outras pessoas. Surpreendentemente, a idéia funciona, ajudando o próprio Eugene a se desvencilhar de segredos do passado e também a mãe de Trevor, Arlene (Helen Hunt), a encontrar um novo sentido em sua vida.


Considerações sobre o filme
Provavelmente esse foi o primeiro da lista a que assisti. Eu era criança quando foi lançado, e mesmo assim, sua mensagem me tocou profundamente, e dá vontade de chorar só de lembrar. Creio que de certa forma percebi que, mesmo pequena, eu era capaz de fazer algo realmente grande e importante para as pessoas ao meu redor, e incentivar outros a fazerem o mesmo. É uma verdadeira lição de inocência, solidariedade e amor.


3) ESCOLA DA VIDA (2005)



Sinopse
O Sr. D. (Ryan Reynolds) é o novo professor da cidade, ele é bonito, simpático e adorado por todos os alunos da Escola Fallbrook Middle. Ele também faz sucesso com os colegas mestres, com exceção de Matt Warner (David Paymer), o professor de biologia do colégio. Werner está determinado a ganhar o Prêmio de Professor do Ano, mas teme perder sua chance para o novo, e admirado, educador.


Considerações sobre o filme
Escola da Vida é o tipo de filme obrigatório pra todo professor. Eu assisti enquanto aluna, e esse foi o gatilho pra que eu quisesse ser professora. Foi o que me fez perceber o quanto eu queria - e quero - ensinar pessoas, aprender com elas enquanto elas aprendem comigo. E o mais interessante no filme é a didática desse professor de História que, ao criar uma aproximação com os alunos, exige deles um grande esforço, e não só em sua matéria, mas também na vida como um todo. Isso porque ele busca tirar o melhor de cada um, fazendo com que eles aproveitem as chances de fazer algo incrível, e como a vida é breve e o tempo é curto para fazer esse "algo incrível". Uma lição (olha o trocadilho) realmente sensacional!


4) UM SONHO POSSÍVEL (2009)



Sinopse
Baseado numa história real, Um Sonho Possível chega nos cinemas brasileiros depois de render um Oscar para Sandra Bullock e o mérito de mostrar que ainda existe gente boa no mundo. Se foi romanceado ou não, o que se percebe claramente é que o sucesso inconteste nos Estados Unidos tem, pelo menos, uma razão óbvia: a paixão pelo futebol americano. Contudo, ao juntar um personagem real do esporte idolatrado (Michael Oher) ao componente da pobreza, dos filhos abandonados, a fórmula se potencializou e deve ter contagiado até os membros da Academia, uma vez que o papel não dá para tanto. É honesto.


Considerações sobre o filme
Michael Oher talvez nunca fosse um conhecido do povo brasileiro, não fosse o filme. O interessante é que se trata de uma história que se encaixaria muito bem na realidade do nosso país: Um menino pobre e negligenciado por sua família vive perambulando pelas ruas, em busca de um abrigo decente, longe do contexto violento em que cresceu. Encontrado por uma mulher de classe média alta, é gentilmente abrigado na casa da família e passa a ter um lar, educação e acesso ao esporte, este que mais tarde veio a se tornar sua profissão. A sensibilidade, honestidade e instinto protetor do personagem, apesar da sua difícil infância e contexto social, é de emocionar. Foi um filme que me fez enxergar beleza mesmo no meio de tanta feiura, como a violência e a miséria em contraste com a vaidade humana e a discriminação. Um exemplo real de superação e um ensinamento muito importante pra mim de que sim, nós podemos mudar nossa realidade e buscarmos ser o melhor que podemos ser.


5) À PROCURA DA FELICIDADE (2006)



Sinopse
Chris Gardner (Will Smith) é um pai de família que enfrenta sérios problemas financeiros. Apesar de todas as tentativas em manter a família unida, Linda (Thandie Newton), sua esposa, decide partir. Chris agora é pai solteiro e precisa cuidar de Christopher (Jaden Smith), seu filho de apenas 5 anos. Ele tenta usar sua habilidade como vendedor para conseguir um emprego melhor, que lhe dê um salário mais digno. Chris consegue uma vaga de estagiário numa importante corretora de ações, mas não recebe salário pelos serviços prestados. Sua esperança é que, ao fim do programa de estágio, ele seja contratado e assim tenha um futuro promissor na empresa. Porém seus problemas financeiros não podem esperar que isto aconteça, o que faz com que sejam despejados. Chris e Christopher passam a dormir em abrigos, estações de trem, banheiros e onde quer que consigam um refúgio à noite, mantendo a esperança de que dias melhores virão.

Considerações sobre o filme
Este é o filme, ao se tratar de superação na vida profissional/financeira. Deixei por último porque considero a parte financeira como algo secundário na nossa vida, embora seja importante também. Claro, isso não tira nem um pouco os méritos do filme. Will Smith e seu filhinho estão espetaculares! Sobre a história, força de vontade resume. Aliás, coragem, ousadia e força de vontade. Um pai que não mede esforços pra ficar junto de seu filho, um trabalhador que não se limita às circunstâncias para correr atrás do que quer - e necessita, primeiramente - e um homem honesto que, apesar de humilhado, não se deixa ser derrotado. Enfim, esse filme, pra mim, é a definição de motivacional.


Bem, talvez esse título "filmes que podem mudar sua vida" seja um pouco pretensioso, mas sou da opinião de que sempre vale a pena pararmos para ler, ouvir e assistir sobre assuntos que podem nos trazer uma lição legal, que sejam agentes transformadores em nós, quer seja no lado profissional ou no lado pessoal.

Hm. E quem sabe esse post não tenha uma parte II?! :)

2 comentários:

Hey! :)
Obrigada por ler e comentar no meu blog. Beijinho!