terça-feira, 24 de junho de 2014

5 filmes de romance para sorrir


Esse post ficou nos rascunhos do blog por mais ou menos umas três semanas. Acontece que ultimamente tenho me envolvido em tantas coisas que eu acabo literalmente esquecendo de postar o que eu tinha planejado. Mas logo tudo se ajeita e esse blog começa a agitar!
:)

Mas bem, antes de falar sobre os tais filmes, preciso dizer duas coisas:
A primeira é que eu sou uma romântica incorrigível. A segunda é que esses filmes talvez não sejam os melhores do cinema, muito menos de todos os tempos; apenas são do meu gosto pessoal. Acrescento então uma terceira coisa, que é o fato de que, clichês ou não, eles me fazem sorrir. Filmes nessa temática sempre me tocam bastante, porque eu acho que relacionamento é a coisa mais humana do mundo, e o amor o sentimento mais natural. São daqueles filmes que a gente vê e revê, tem na prateleira, no computador, e também para pra assistir sempre que está passeando pelos canais e se depara com aquelas cenas bem conhecidas.

Segue então essa minha lista, em ordem de preferência mesmo. As sinopses são emprestadas lá do Adoro Cinema.



1) Antes do Amanhecer (Before Sunrise) - 1995

Sinopse
Jesse (Ethan Hawke), um jovem americano, e Celine (Julie Delpy), uma estudante francesa, se encontram casualmente no trem para Viena e logo começam a conversar. Ele a convence a desembarcar em Viena e gradativamente vão se envolvendo em uma paixão crescente. Mas existe uma verdade inevitável: no dia seguinte ela irá para Paris e ele voltará ao Estados Unidos. Com isso, resta aos dois apaixonados aproveitar ao máximo o pouco tempo que lhes resta. 

Considerações sobre o filme
Este é, pra mim, o filme mais sorridente de todos. A única decepção que tenho com ele é ter demorado demais para assistir. Antes do Amanhecer é o primeiro filme de uma trilogia fantástica, escrita e dirigida pelo Richard Linklater. Nos filmes seguintes, os próprios protagonistas contribuíram na construção dos roteiros, tamanho o entrosamento de todos. E o mais interessante de tudo é que, tanto nos filmes quanto na vida real, as histórias seguintes se passam num intervalo de 9 anos. Antes do Amanhecer (Before Sunrise) em 1995, Antes do Pôr-do-sol (Before Sunset) em 2004 e Antes da Meia-noite (Before Midnight) em 2013. Como a trilogia se encerrou no ano passado e não fica aquela agonia de esperar o próximo, super recomendo assistir na sequência, porque Before é digno de maratona e provavelmente vai te envolver tanto, que você vai querer descobrir o que acontece depois. O primeiro filme continua sendo meu favorito, e volta e meia me pego relembrando os diálogos maravilhosos, que é algo que Linklater trabalha bastante em seus filmes, e muito bem! 



2) Ela (Her) - 2013



Sinopse
Theodore (Joaquin Phoenix) é um escritor solitário, que acaba de comprar um novo sistema operacional para seu computador. Para a sua surpresa, ele acaba se apaixonando pela voz deste programa informático (Scarlett Johansson), dando início a uma relação amorosa entre ambos. Esta história de amor incomum explora a relação entre o homem contemporâneo e a tecnologia.

Considerações sobre o filme
Ela. O filme mais lindo de 2013.
Confesso que fiquei um tanto apreensiva quando li a respeito pela primeira vez, tratando-se de algo tão diferenciado do que se tem visto no cinema ultimamente. Mas Spike Jonze consegue roteirizar e dirigir algo tão belo, que não tenho receio em afirmar que este é, até agora, um dos melhores dramas da década. Drama porque o filme aborda de uma maneira extremamente densa essa questão de relações, humanas ou não. Eu costumo dizer que talvez seja uma mistura de Ruby Sparks com Simone, mas mesmo assim é um filme único na sua abordagem filosófica, que é bem complexa. Apesar da densidade e da melancolia de muitas cenas, a beleza, a sensibilidade e o amor têm seu lugar, tanto no enredo quanto no visual e na trilha sonora (que inclusive conquistou um espaço no Oscar). Ela é uma verdadeira aula de linguagem estética! E claro, não posso deixar de dizer que Joaquin Phoenix, Scarlett Johansson, Rooney Mara e Amy Adams tiveram uma grande participação nesse filme que é uma verdadeira poesia visual. 



3) Orgulho e Preconceito (Pride and Prejudice) - 2005















Sinopse
Inglaterra, 1797. As cinco irmãs Bennet - Elizabeth (Keira Knightley), Jane (Rosamund Pike), Lydia (Jena Malone), Mary (Talulah Riley) e Kitty (Carey Mulligan) - foram criadas por uma mãe (Brenda Blethyn) que tinha fixação em lhes encontrar maridos que garantissem seu futuro. Porém Elizabeth deseja ter uma vida mais ampla do que apenas se dedicar ao marido, sendo apoiada pelo pai (Donald Sutherland). Quando o sr. Bingley (Simon Woods), um solteiro rico, passa a morar em uma mansão vizinha, as irmãs logo ficam agitadas. Jane logo parece que conquistará o coração do novo vizinho, enquanto que Elizabeth conhece o bonito mas esnobe sr. Darcy (Matthew Macfadyen). Os encontros entre Elizabeth e Darcy passam a ser cada vez mais constantes, apesar deles sempre discutirem.


Considerações sobre o filme
Uma adaptação de Jane Austen para o cinema não é sempre bem vindo pelo público leitor de seus livros. Inclusive este filme é amor e ódio de muitos, por ter muita coisa modificada do romance original. Pra mim, é uma das melhores adaptações da obra da escritora inglesa, queridinha das românticas. Esse mérito eu entrego à atriz Emma Thompson, que foi quem adaptou o roteiro para o diretor Joe Wright e também participou de uma versão para cinema de um livro da senhorita Austen, que é Razão e Sensibilidade. O que eu mais gosto no filme, e nos filmes britânicos de época em geral, é a delicadeza e o foco nos detalhes, com uma direção de arte sempre impecável. As locações são maravilhosas, e a época é muito bem retratada. Sem contar os romances e as histórias vivenciadas, que fazem sorrir e também gargalhar em muitos momentos. Orgulho e Preconceito é pureza do começo ao fim, e por isso ganhou meu coração tanto quanto o livro.



4) O Fabuloso Destino de Amelie Poulain (Le Fabuleux Destin d'Amelie Poulain) - 2001


Sinopse
Após deixar a vida de subúrbio que levava com a família, a inocente Amélie (Audrey Tautou) muda-se para o bairro parisiense de Montmartre, onde começa a trabalhar como garçonete. Certo dia encontra uma caixa escondida no banheiro de sua casa e, pensando que pertencesse ao antigo morador, decide procurá-lo ­ e é assim que encontra Dominique (Maurice Bénichou). Ao ver que ele chora de alegria ao reaver o seu objeto, a moça fica impressionada e adquire uma nova visão do mundo. Então, a partir de pequenos gestos, ela passa a ajudar as pessoas que a rodeiam, vendo nisto um novo sentido para sua existência. Contudo, ainda sente falta de um grande amor.

Considerações sobre o filme
Assim como Ela, Amélie é um filme com muita poesia visual, algo que eu gosto muito no cinema francês, e que o diretor Jean-Pierre Jeunet explora sem reservas, principalmente na paleta de cores. O diferencial nesse filme é o humor, que dá um toque mais leve à história, que é basicamente sobre uma jovem mulher que vive de maneira simples, mas que ao mesmo tempo busca coisas extraordinárias. Imagino que seja neste ponto a minha identificação principal com o filme e a protagonista, que vai vivendo uma mudança gradativa em sua vida e rotina. É um filme sensível, e totalmente sorrível! Tão sorrível, que mesmo não sendo muito comercial, fez o maior sucesso na época do seu lançamento, no Oscar, no Globo de Ouro e em muitos outros festivais.




5) Caminhando nas Nuvens (Walking in the Clouds) - 1995




Sinopse
Depois de 4 anos nos campos de batalha da 2ª Guerra Mundial e ainda relembrando os horrores de guerra, Paul Sutton (Keanu Reeves) ao retornar para casa quer se estabelecer e começar uma fazenda. Mas Betty (Debra Messing), sua esposa, com quem impulsivamente se casou, quer que ele seja um vendedor. Enquanto faz uma viagem de negócios, Paul ajuda uma hispano-americana, Victoria Aragón (Aitana Sánchez-Gijón), uma bela mulher que na faculdade se apaixonou por um professor que a engravidou, mas não quis se casar com ela. Ela precisa voltar para casa, totalmente envergonhada e temerosa da reação do seu pai, Alberto (Giancarlo Giannini). Paul então sugere que ele se faça passar por marido dela, e que partisse alguns dias depois. Ela concorda, e os dois chegam como marido e mulher no vinhedo Las Nubes, que é de propriedade da família dela. Paul e Victoria contornam várias situações e, durante a celebração da colheita, descobrem que estão fortemente apaixonados. Entretanto, algumas barreiras impedem que eles vivam este amor.

Considerações sobre o filme
Este é um dos meus filmes favoritos da vida. Na verdade, gosto bastante de muitos dos romances produzidos na década de 1990. Mas o principal motivo de estar em último lugar da minha lista é o fator clichê mencionado no começo, a começar pela presença do Keanu Reeves, e mesmo gostando bastante dos filmes que ele faz, admito que não é um ator excelente. Contudo, o roteiro é que sempre me deixou encantada. É uma história previsível, mas que tem seus toques de humor e delicadeza ao retratar a vida no campo e em família, tendo como cenário a década de 1940. Revejo sempre que posso, é um dos clichês favoritos, daqueles que sempre fazem sorrir independente da quantidade de vezes já assistida e das falas já decoradas.


Então, essa é a minha lista.
É sempre bom aproveitar um feriado, ou domingo, ou mesmo o final de um dia cheio e assistir algo que te faça sorrir, né?! Afinal, sorrir, sonhar e amar são de graça e tornam a vida bem mais leve. :)



6 comentários:

  1. Eu assisti só o Pride & Prejudice, o resto não assisti :( Bom, né?! Agora tenho novos filmes para poder assistir <3 já entraram na lista :P ehhehe


    www.perspectivacriativa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. AMOOOOOOO todos <3 Só falta assistir ao "Her"!

    ResponderExcluir
  3. eu amoooooo esse tipo de filme, acho que já vi todos os romances legais que tem no netflix, só estranhei her nessa lista, porque eu me matei de chorar! mas entendo que toda a questão gráfica e do roteiro deixam qualquer um sorrindo pela beleza hahaha
    seu blog é uma gracinha, adorei :)
    anagirassol.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Her" é um romance que vc tem que pensar com carinho hahahah é de sorrir sim, lembra da cena do ukulele? :)
      Também fucei seu blog hihi gracinha também, amei!
      beijinhos!

      Excluir

Hey! :)
Obrigada por ler e comentar no meu blog. Beijinho!