domingo, 1 de junho de 2014

Passeios: Trocando o CARO pelo VALIOSO


Eu comecei a escrever esse post despretensiosamente, e ia falar só sobre um tópico. Mas, como boa pensadora que sou, lembrei de vários passeios legais que fiz que me trazem lembranças maravilhosas, e que não me custaram muito. Daí resolvi compartilhar isso tudo com vocês. :)


Em 2012, minha família, alguns amigos e eu criamos o hábito de fazer picnics em quase todos os feriados. Isso porque assim todos podemos nos reunir e fazer algo legal, mesmo que estejamos sem dinheiro. Sempre há uma opção criativa pra juntar o pessoal, até porque é uma pena quando está todo mundo na mesma cidade, ninguém tem grana pra sair e fica por isso mesmo, não é?! 

Março 2014 - Parque Flamboyant


PICNIC

Em Goiânia, que é onde geralmente nos encontramos (porque pra nós, é o "meio do caminho" entre Anápolis, Rio Verde, Brasília, Santos e outras cidades), existem muitos lugares que proporcionam agradáveis picnics ao ar livre, principalmente parques.
Não é preciso muito pra investir em passeios como este, independente de onde você mora ou passa seus finais de semana e feriados prolongados. E um picnic proporciona momentos muitos legais, desde o preparo das coisas (cozinhar junto, escolher um lugar com cenário agradável, etc.) até os momentos de descontração, com brincadeiras,  fotos e, o principal, o lanchinho! :)


Foto: Letícia Sally
Algumas dicas pra você organizar um picnic:

- Antes de tudo, é bom ver a previsão do tempo para o dia marcado. A partir daí, você pode  ir pensando num plano B, caso chova.

- Escolha o lugar, de preferência que você já conheça, para evitar imprevistos.

- Separe alguns tecidos para servir de forro. Se não tiver um específico, você pode improvisar com cangas, lençóis, etc.

- Dependendo do lugar escolhido, é bom levar repelente! As crianças são as que mais reclamam dos mosquitos, e quem tiver alergia, é bom ir preparado.

- Prepare lanches que sejam práticos para comer, e que não precisem de muitos talheres. Sanduíches e biscoitos são os mais apropriados.

- Leve sempre copos, talheres e guardanapos. Consequentemente, separe uma sacolinha para depositar o lixo.

- Não esqueça de levar água! A maioria dos parques não dispõem de bebedouros e afins.


Pra quem é de Goiânia: Os lugares mais legais, na minha opinião, para fazer um picnic são o Parque Flamboyant e o Lago das Rosas. Mas existem vários outros também que podem ser uma boa opção!

Pra quem é de Santos: O Emissário Submarino é um lugar completo pra lazer, e picnic lá também é super válido! Outra ótima opção é a Lagoa da Saudade, no Morro da Nova Cintra.




SARAU

Maio 2014 - Parque Flamboyant
Foto: Samara Nubia

Participei de um Sarau ontem e ainda estou naquela vibe gostosa de música acústica, poesia declamada ao ar livre e toda a galera reunida pra apreciar arte. 
É outra opção de passeio sem muito (ou nada!) de gasto, e não precisa ser necessariamente ao ar livre. Na faculdade, meus professores organizavam quase sempre, e além da oportunidade de reunir alunos/professores/amigos/parentes/etc., o interessante é promover a cultura, a arte e a integração local. Fala sério, tem coisa mais simples e legal do que isso? :)

Olha o sarau de ontem aí, gente! 



Rodinha de violão e passeio sem compromisso também entra nessa categoria, porque ócio criativo é muito gostoso! Além de desestressar, estimula a gente a entrar em contato com a natureza e apreciar a companhia dos amigos. Quando eu morava em Santos, gostava muito de fazer isso. Reunia o pessoal no Jardim Botânico ou mesmo na praia, que é um lugar neutro pra fazer qualquer atividade.

Outubro 2011 - Emissário Submarino de Santos

Dezembro 2012 - Jardim Botânico de Santos
Foto: Will Gambine




CAMPING

Tudo bem que é algo um pouco burocrático, mas acampar foi uma das coisas que mais gostei de fazer nos últimos tempos. É confortável? Não exatamente, haha. Mas a aventura só é completa quando você entende que o importante é a experiência vivida, e não o estado em que você se encontra.

Outubro 2013 - Alto Paraíso de Goiás
Pode ser um pouco caro comprar uma barraca legal, se for um passeio de improviso, talvez não role. Mas até que hoje em dia muita gente tem, e é só perguntar para as pessoas certas que provavelmente você vai achar alguém que tenha todos os apetrechos pra um bom camping! A diária em locais assim também não é muito cara, e mesmo que seja um pouquinho, vale muito a pena, até porque...

Eu dormi olhando esse céu aí, e registrei pra nunca mais esquecer. Precisa falar mais alguma coisa? :)


TRILHA e CACHOEIRA

Nesse mesmo fim de semana do camping, aproveitamos pra fazer trilha e conhecer algumas cachoeiras. No mesmo lugar que acampamos tinha uma bem legal, e por mais que estivesse um pouco cheio, deu pra curtir bem o lugar. Aqui em Goiás, esse tipo de lazer é muito comum, e atrai gente de todo o lugar, ainda mais porque esses lugares todos ficam na Chapada dos Veadeiros, que tem um visual maravilhoso, com muuuuito verde! O point preferido dos turistas é o Vale da Lua e a entrada custa R$ 10.

Cachoeira no Portal da Chapada
Foto: Letícia Sally

Vale da Lua - Chapada dos Veadeiros
Foto: Letícia Sally


O post ficou um pouco longo, né?! haha, mas eu queria mostrar pra vocês que muitas vezes o mais valioso não é o mais caro. Quando eu paro pra pensar nos momentos mais legais que tive com os amigos e a família, muitos se resumem a filmes em casa, noite de jogos, saídas sem rumo e dinheiro, viagens improvisadas e coisas do tipo. Talvez não seja um show todo fim de semana que vai garantir a diversão. Uma companhia e boas ideias já podem bastar. Experimentar é a única regra! :)



8 comentários:

  1. Eu simplesmente fiquei apaixonada pelas fotos, pelos lugares, pelas pessoas nas fotos e pelos programas. Na verdade, você citou tudo das coisas que eu mais gosto de fazer entre amigos, mas infelizmente eu não tenho muitos amigos com esse mesmo gosto, acabo sempre sendo "a mais chata" por nunca querer fazer os programas comuns e por convidá-los pra coisas que só eu gosto!
    É um pouco triste constatar isso, mas eu amo meus amigos independente das nossas escolhas diferentes. No mais me sobram alguns poucos amigos que concordam em sair comigo para os meus programas e que me deixam muito feliz por isso, mesmo que isso aconteça raramente... Mas tenho esperança de que com o tempo eu encontre mais pessoas que entendam o valor disso tudo ou que meus amigos passem a entender e a me acompanhar mais vezes.
    Posso confessar? Fiquei com vontade de morar em Goiânia agora! ^^
    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lindonaaaaa! Vem pra Goiânia! :D hahahah

      Melhor coisa que tem é fazer esse tipo de coisa e compartilhar com alguém, né?!
      Poxa, e eu vi seu blog esses dias e ameeeei o projeto do #100happydays! To fazendo! *-*
      Um beijão nega <3

      Excluir
  2. Amei as fotos, o lugar e tudo ♥
    As coisas simples são as que mais valem a pena!
    Eu quero muito acampar, mas nunca encontrei alguém que quisesse participar dessa aventura comigo hehe
    Dicas ótimas! Não tem lugar melhor pra fazer isso aqui em SP do que o Parque Ibirapuera e o Villa Lobos! ♥
    Beijos
    http://leitoraemlondres.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aiii, acampar é tudo de boooom! <3
      Muito obrigada pelo comentário e pela visitinha!
      Beijão!

      Excluir
  3. Lindo seu blog! ♡ Beleza e leveza nas coisas simples... Poetizar em meio a natureza é simplesmente divino!

    ResponderExcluir
  4. Li todo o post e fiquei chateada!!!!!! Hhahaha, brincando mas... Como eu não fiquei sabendo desse sarau aqui em Goiânia? ='[ Preciso encontrar pessoas como você aqui nessa cidade <3

    www.perspectivacriativa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Giovanna, tudo bem?! :)
      Obrigada pelo comentário! Até que em Goiânia acontecem coisas legais, viu?! rs O Kaio, esse moço da foto, organiza vários shows, saraus e coisas do tipo. Dá uma pesquisada depois no Vacas Magras e no Sarau Letra Livre que você vai ficar sempre atualizada nos eventos!

      Beijão, flor!

      Excluir

Hey! :)
Obrigada por ler e comentar no meu blog. Beijinho!