segunda-feira, 18 de agosto de 2014

5 artistas de 5 países diferentes


Música é, pra mim, uma das coisas que mais trazem leveza à vida.
Aliás, eu super concordo com quem diz que é também uma linguagem universal. Você pode não entender o que é dito, mas consegue facilmente se comover com o que é cantado e tocado.
Pensando nisso, eu resolvi criar uma lista (acho que vocês já perceberam que eu adoro listas, né?!) com algumas músicas que eu gosto bastante, de cantores e bandas de lugares diferentes no mundo.

Mas que tal começar com uma música cantada em nada mais, nada menos do que 19 idiomas/dialetos?
Ela foi escrita por uma brasileira chamada Haikaa Yamamoto, e tem estrofes em turco, mandarim, inglês, grego, coreano, francês, armênio, espanhol, holandês, português, japonês, árabe, italiano, guarani mbya, dinamarquês, lushootseed, cantonês, hebraico e alemão. UFA!




ANNALISA (Itália)
Meu idioma favorito é o italiano, acho que tem uma sonoridade espetacular. Na música, fica ainda mais incrível. Recentemente, um amigo meu que é professor de italiano me apresentou algumas cantoras pop italianas, que são bem meigas e românticas, e ele achou que eu gostaria desse estilo. A Annalisa Scarrone é uma delas, e eu gostei bastante. (Valeu, Leo!)




GLEN HANSARD (Irlanda)
Conheci o trabalho do Glen através de um filme que ele protagonizou como músico. "Once" ou "Apenas uma vez" (2008) foi um filme independente que acabou conquistando bastante espaço, sendo indicado ao Oscar pela sua trilha sonora e atualmente foi adaptado para um musical.
O estilo de Glen é um folk (que eu classificaria como um tipo de "folk melancólico") mas que também simpatiza com outros ritmos. As letras são carregadas de intensidade, e as melodias muitas vezes gritadas. A voz dele é bem característica, é o que eu mais gosto nele, e que deixa o conjunto todo bem interessante.




SIGUR RÓS (Islândia)
Sigur Rós é uma banda islandesa de post-rock/experimental, que tem um estilo bem diferente do resto desta lista. Além de cantarem em seu idioma, eles cantam em um dialeto criado apenas para dar letra às melodias, e algumas músicas por vezes não tem letra alguma. Você não sabe, mas provavelmente já ouviu alguma música deles. Sigur Rós aparece em trilha sonoras de filmes, como Penelope e Compramos um Zoológico, e inclusive no seriado Game of Thrones.


 

SIA (Austrália)
A Sia é uma cantora com um estilo bem indefinido e diversificado, e faz parcerias bem interessantes com artistas de música eletrônica, pop, jazz, entre outros. Eu gosto das músicas mais melancólicas dela, são bem calminhas e legais de ouvir num dia de chuva, por exemplo. É outra cantora que você provavelmente já ouviu na trilha sonora de algum filme, seriado e afins.

 


CITY AND COLOUR (Canadá)
City and Colour nada mais é do que um projeto solo de Dallas Green, ex-integrante da banda canadense Alexisonfire, que encerrou suas atividades em 2012. O projeto foi como um escape para Dallas, que tocava numa banda de hardcore melódico, mas que simpatizava bastante com o estilo folk, e desde 2004 tem dado super certo. Também tem uma vibe gostosa, de ouvir num dia de chuva, ou na companhia de quem você gosta, ou mesmo numa roda de violão. Eu particularmente gosto muito de tocar as músicas dele, que são basicamente voz e violão.




Música e idiomas são duas grandes paixões, e espero falar um pouco mais sobre isso aqui no blog. :)
Enjoy it!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hey! :)
Obrigada por ler e comentar no meu blog. Beijinho!